Empresa Japonesa Cria Sapatos Com GPS Para Encontrar Idosos Perdidos
12/02/2020 18:44 em CURIOSIDADES

A resposta para questões complexas muitas vezes é mais simples do que parece – e, com generosas pitadas de criatividade, problemas graves podem ser atenuados ou mesmo resolvidos através da engenhosidade e da imaginação humana. Foi isso que a empresa japonesa Wish Hills fez ao desenvolver o primeiro sapato com GPS – uma ideia que em princípio pode parecer curiosa ou mesmo cômica, mas que é capaz de ajudar idosos que sofram, por exemplo, de demência.

Batizados de “GPS Dokodemo Shoes”, os sapatos possuem um localizador instalado no pé esquerdo, capaz de oferecer a posição de quem os veste através de smartphones e computadores. Segundo um porta-voz da empresa, pessoas que sofrem de demência justamente não costumam usar smartphones capazes de oferecer localizações, mas sapatos elas sempre usam – daí a ideia de inserir o GPS no interior do calçado. A tecnologia envia notificações para um dispositivo toda vez que o usuário se afasta de casa, e ainda oferece a posição da pessoa em um mapa.

Segundo a empresa os “GPS Dokodemo Shoes” são capazes de salvar vidas, e custam cerca de R$ 1 mil, mas estão disponíveis por enquanto somente no Japão, um dos países com a população mais velha do mundo – cerca de 25% dos japoneses superam os 65 anos de idade. No mundo, aproximadamente 47,5 milhões de pessoas sofrem de demência.

fonte: PORTALRAIZES

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!