Placa Mercosul passa a ser obrigatória a partir de sexta
29/01/2020 19:54 em PREVENÇÃO

BRASIL | O novo padrão Mercosul para placas de veículos passa a ser obrigatório em todo território nacional a partir desta sexta-feira, 31. A determinação passa a valer depois de seis adiamentos seguidos e do modelo ser aplicado em diversos estados, como Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Bahia, Paraná e Rio Grande do Norte. Além da alteração nas cores, a nova placa substitui o segundo número da sequência da placa atual por uma letra. Porém, deixam de aparecer o nome do município e o estado onde o veículo foi licenciado.

Foram deixados de lados, também, alguns componentes de segurança que foram previstos inicialmente no modelo, como ondas sinusoidais e inscrições com efeito difrativo - afim de baratear o custo final da placa. "O uso de QR Code é um dos grandes diferenciais da placa Mercosul. Isso impede que sejam clonadas, o que até então era um crime comum feito por quadrilhas", conta a emplaquista Manuela Hammes (21), da Nicaretta Placas. No QR Code, constam as informações do banco de dados do fabricante e estampador da placa, como o número de série do veículo.


Casos

A placa Mercosul é obrigatória apenas nos casos de primeiro emplacamento e necessidade de reposição da antiga - seja por mudança de município ou unidade federativa; por roubo, furto, dano ou extravio da placa; ou quando houver necessidade de instalação da segunda placa traseira. Nas demais circunstâncias, a identificação atual poderá ser utilizada até 31 de dezembro de 2023.


Cores

O novo formato tem quatro letras e três números, fundo branco e letras com cores que variam conforme a aplicação. O preto, por exemplo, é usado para veículos de passeio, o vermelho para veículos comerciais, o azul para carros oficiais, o verde para veículos em teste, o dourado para automóveis diplomáticos e, por fim, o prateado para os veículos de colecionadores.

O que muda

Placas antigas serão convertidas ao novo padrão trocando o segundo número por uma letra. Dessa forma, carros com número 0 trocarão para A, 1 para B, 2 para C, 3 para D, 4 para E, 5 para F, 6 para G, 7 para H, 8 para I e 9 para J. Por exemplo, um carro cuja placa atual seja AAA-0004 passará a ser identificado por AAA 0A04, enquanto um GGG-5555 muda para GGG 5F55.

Por Cristiano Duarte

Fonte : O INFORMATIVO DO VALE

COMENTÁRIOS