Livro “O Bento” é lançado no Congresso Tradicionalista
13/01/2020 10:07 em RODEIOS

O Congresso Tradicionalista Gaúcho, realizado neste final de semana em Lajeado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho, foi palco do lançamento do livro “O Bento – a história dos 65 anos do CTG Bento Gonçalves de Lajeado”. A obra é dos escritores Deolí Gräff e Marco Aurélio Munhoz.

Os autores levaram pouco mais de um ano para apurar a história da entidade tradicionalista, que foi fundada em 1954, no mesmo ano em que era realizado o 1º Congresso Tradicionalista, na cidade de Santa Maria. “O Bento é uma das entidades tradicionalistas mais longevas do Estado”, observou Gräff. A entidade tem sua história entrelaçada com a do município. ”O CTG exerceu papel importante na vida social e comunitária de Lajeado. A fundação contou com a participação das principais lideranças do Poder Público, Judiciário e lideranças empresariais”, observa o jornalista.

O Bento foi a primeira entidade de Lajeado ter piscina, que foi a forma de atrair os jovens para o CTG. A entidade também fez história com a realização dos rodeios no Parque do Imigrante, figurando entre os mais importantes do Estado.

Gräff e Munhoz observam que a maior dificuldade para escrever o livro foi localizar informações. O CTG conviveu a maior parte da sua história com as enchentes do Rio Taquari. A cada cheia o galpão era inundado e com isto foram perdidos documentos, fotografias e o patrimônio deteriorado pela água. “Juntamos o que foi possível para formar a linha do tempo da entidade e resgatar a história”, afirmou Gräff

Os autores agradeceram ao MTG por oferecer o espaço no Congresso. Além de dar visibilidade para a obra, rendeu  diversas manifestações de reconhecimento ao trabalho de pesquisa.  O música e adido cultural Cesar Oliveira e o Conselheiro do MTG e escritor Fraga Cirne  elogiaram o conteúdo. “Recomendo que outros CTGs sigam o exemplo do Bento e também escrevam sua história em livro para perpetuar a trajetória da entidade”, recomendou Fraga Cirne.

COMENTÁRIOS